image Cadeia produtiva do café: do campo à xícara Nutrição Funcional e Café Gourmet. Por: Rafaela Oliveira

Café é saúde e faz você viver mais

cafebullying

Agora não sobrou mais desculpa para você rejeitar algumas xícaras do dia a dia: café é saúde! A Ciência comprovou: tomar café faz bem para a saúde e pode fazer a pessoa viver mais. Trocando em miúdos: reduz o risco de morte. Neste blog, vamos expor algumas comprovações científicas que justificam o consumo diário da bebida, 12345

 

Uma grande fonte de antioxidantes

fonte de antioxidantes

O café tem inúmeros compostos que trazem muitos benefícios à saúde. E estudos recentes mostram que a bebida pode fazer as pessoas viverem mais tempo, com risco menor de contrair doenças como Alzheimer e diabetes, por exemplo.

Além da cafeína, substância mais conhecida do café, ele ainda tem diversos componentes antioxidantes, aqueles que protegem nosso organismo dos radicais livres, prejudiciais à saúde, pois são protagonistas no envelhecimento e em doenças como câncer e problemas cardíacos.

E agora a informação “bomba”: o café é a maior fonte ocidental de antioxidantes!

 

Quem bebe café vive mais que aqueles que não o bebem

 

grafico risco de morte

Não somos nós que afirmamos isso. São os vários estudos da atualidade, que indicam que o risco de morte por algumas doenças graves diminui com o consumo do café.

O mais completo da categoria, publicado pelo New England Journal of Medicine (Freedman ND, et al. Association of coffee drinking with total and cause-specific mortality. New England Journal of Medicine, 2012.), estudou mais 400 mil pessoas entre 50 e 71 anos de idade. Após acompanhadas por quase 13 anos, aquelas que tomaram mais café tiveram um risco de morte significativamente menor comparado às pessoas que não tomaram ou tomaram menos café.

Segundo o estudo, 4 a 5 xícaras de café por dia fizeram homens apresentarem uma redução de 12% no risco de morte, enquanto mulheres mostraram uma redução de 16%. Tais benefícios não foram atribuídos à cafeína, pois tanto o café comum quanto o descafeinado apresentaram o mesmo efeito.

Esse é um estudo observacional, não se pode provar que, necessariamente, a redução do risco de morte foi causada pelo café. Porém, ao menos tira o rótulo de vilão do café.

pessoa feliz

Há também algumas pesquisas de Harvard que mostram que café faz você mais feliz, reduzindo o risco de depressão em 20% e de suicídio em 53%.

 

 

 

Lembramos: café também melhora a memória

beneficios para memoria

Isso mesmo! Além de afastar o sono e dar ânimo na hora de estudar ou trabalhar, o café também ajuda na nossa memória. Quem descobriu foi o neurocientista Michael Yassa, da Universidade da Califórnia, EUA.

Ele estudou 160 pessoas que não tomavam muito café diariamente, que analisaram imagens de objetos e, em seguida, receberam aleatoriamente pílulas com 200 miligramas de café (equivalente a dois expressos) ou com efeito placebo. Todos retornaram ao laboratório 24 horas depois para fazer um teste de memória. Viram imagens apresentadas no dia anterior e outras diferentes. Daí, tinham que dizer se as imagens eram novas, velhas ou muito parecidas com alguma mostrada anteriormente. Na hora de dizer se a figura era semelhante à outra, o grupo do café se saiu melhor. Segundo a pesquisa, a cafeína ajudou na consolidação da memória.

 

E você, quantas xícaras toma por dia? Aumente sua expectativa de vida, beba mais café. Mas lembre-se: prefira café gourmet, cuja qualidade vai potencializar ainda mais os benefícios à saúde.

Está em dúvida de qual tomar? Acesse nosso site, lá tem mais de 40 marcas à disposição. Se quiser mais informações, peça nos comentários ou entre em contato pelo Fale Conosco do site. E também tem o nosso Facebook, que sempre tem uma dica interessante. Café é saúde, um brinde e até a próxima!