image Máquinas de café expresso: o jeito quase perfeito de servir café gourmet

Café gourmet: cada vez mais em nossas xícaras

xicara-de-café-gourmet-em-ribeirão-preto

Que café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, todos já sabem. Nas cafeterias, ele tem o seu lugar próprio para ser consumido. Agora, o que percebemos com frequência é o aumento do interesse das pessoas por um novo patamar da bebida: o café gourmet.

O que é bom está ficando mais em nossas xícaras

O café gourmet ganha força no Brasil e já nos mostra um crescimento de mercado três vezes maior que o dos tradicionais. Isso muito se deve ao aumento da exigência de consumidores por produtos de qualidade e à recente retenção do café tipo exportação para consumo interno. O que é bom está ficando mais em nossas xícaras.

Outro fator importante que contribui para a disseminação do café gourmet é a acessibilidade às máquinas de café expresso, como as que moem o grão na hora, com alta pressão e temperatura ideal, ou ainda as que usam cápsulas compatíveis.

A gourmetização do café

As cafeterias estão se gourmetizando para servir esse tipo de bebida, não por modismo, mas pelo desejo de se apreciar blends de qualidade superior. Além disso, elas buscam servir uma variedade de marcas para apresentar aromas diferenciados, de produtores em diversas regiões.

O café gourmet diferencia-se dos tradicionais por ter uma seleção criteriosa de grãos e um sistema mais eficiente de controle de impurezas, tornando-o mais agradável de degustar, conquistando paladares diversos. O mercado já possui uma infinidade de marcas de café gourmet selecionado em diferentes lugares, produzido por aqueles que antes só exportavam a mercadoria em seu estado natural.

O cafezinho tradicional de coador de pano ou papel ganhou novas formas de preparo, como o filtro hario, prensa francesa, cafeteira italiana, ou moca, globinho, turco, entre outros. O café gourmet proporciona também um forte mercado para outros artigos, como doces e guloseimas, e até mesmo cervejas artesanais, pois muitas usam esse tipo de café entre seus ingredientes para criação de novas fórmulas.

Prazer gastronômico de presente

Os aromas inéditos do café gourmet levam os consumidores a uma nova experiência gastronômica. Entre amigos, a moda agora é presentear com café gourmet. Nas próprias cafeterias, hoje é possível montar cestas de presentes com artigos da mais alta qualidade.

Algumas com espaço mais amplo ainda proporcionam experiências culturais, como a possibilidade de leituras, cantos aconchegantes para um bate-papo ou até rápidas reuniões de negócios, tudo em ambiente familiar.

Tamanho não é documento

Muito se engana quem acha que tamanho é o diferencial nesse nicho. Hoje, muitas cafeterias de menor porte oferecem aos seus consumidores a mesma experiência sensorial trazida pelo café gourmet nos estabelecimentos renomados.

Em breve, o Brasil se tornará o maior consumidor da bebida, fazendo jus ao seu status de maior exportador. Um brinde ao fenomenal mundo do café gourmet!

Conte-nos sua experiência com café gourmet nos comentários. Até a próxima!