image Café é saúde e faz você viver mais Qual a diferença de Café Gourmet para Café Especial?

Nutrição Funcional e Café Gourmet. Por: Rafaela Oliveira

Que o café gourmet é ótimo para a saúde, isso nós já sabemos e já postamos aqui. Para dar maior credibilidade a estas informações entrevistamos a Nutricionista Rafaela Oliveira, que dá nos mais detalhes sobre esta bebida tão benéfica para nós:

– O que é a nutrição funcional? Como ela ajuda na dieta diária das pessoas?
A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica de cada pessoa.
As condutas são baseadas no rastreamento de sinais e sintomas de acordo com as características únicas de cada indivíduo. Assim é possível, corrigir os excessos e faltas para que todos os sistemas do nosso organismo funcionem da melhor maneira possível.

– Quais são as propriedades do café benéficas à nossa saúde?
Encontramos vários componentes funcionais fotoquímicos como o ácido clorogênico, por exemplo,que atua melhorando a sensibilidade a insulina, o metabolismo da glicose e das gorduras, além de ser um potente antioxidante e anticarcinogênico (protetor contra o câncer). Com isso, o café possui sim efeitos interessantes para a saúde devido ao seu conteúdo de cafeína e ácido clorogênico, o problema está no consumo excessivo, por isso, se você gosta de um cafezinho opte por no máximo 3 xícaras de café por dia (essa quantidade não desregula o ciclo circadiano). Na verdade lembre-se sempre de procurar um nutricionista funcional para um plano alimentar individualizado e adequado para você!
Abaixo listo mais alguns benefícios que o café pode nos proporcionar, mas é preciso saber a dose certa para você:
• auxilia na melhora da circulação sanguínea;
• pode reduzir a dor muscular, se tomado 1 h antes do exercício, podendo aumentar o desempenho físico;
• libera o fator de crescimento neurotrófico cerebral, que pode ajudar o desempenho de novos neurônios, otimizando a função cerebral e influenciando o músculo a preservar sua atividade motora;
Uma dica é não usar açúcares e adoçantes, pois leva a perda do seu efeito terapêutico!
– Poderia falar alguma coisa sobre os óleos, gorduras e açúcares do café?
O grão de café verde possui além da cafeína, uma vasta composição de minerais, aminoácidos e açúcares. No processo de torra ocorre a perda dessas substâncias por entrarem em contato com a alta temperatura no processo de torra, a cafeína em especial é termo-estável, o que garante sua presença na composição do café. Outra substância que permanece em sua composição, variando quantidade de acordo com a torra, é o ácido clorogênico que possui benefícios interessantes para nossa saúde como já citados anteriormente.

 

– Receita de café com óleo de côco extra-virgem: por que ele é bom? 

O óleo de coco é uma gordura de boa qualidade que quando misturada ao café, se combina com suas substâncias benéficas, facilitando a chegada dessas substâncias ao nosso sistema nervoso, de maneira gradativa ao longo do dia, portanto, se tomar uma dose da mistura pela manhã terá energia para o dia todo, e uma energia de fácil utilização.

cafe_taca

– Você tem alguma indicação de comida ou bebida que harmoniza com o café?

Um dica deliciosa é acompanhar o café com um chocolate 70-80% cacau, agregando mais substâncias benéficas para nossa saúde e não interferindo nos benefícios que o café pode nos proporcionar.

 

Até a próxima!